Queda nas viagens ao exterior preocupa Banco Central

Posted on August 8, 2015

Os brasileiros estão fazendo menos viagens para o exterior. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Banco Central. Segundo a entidade, houve uma queda de 21% em viagens ao exterior entre janeiro e maio deste ano.

Banco Central

Divulgada na última segunda feira, 22 de junho, a pesquisa aponta que os brasileiros gastaram em voos para viagens ao exterior cerca de 8 bilhões de dólares. Esse valor é 21% a menos do que em 2014. O estudo também mostra que, no último mês de maio, as despesas em viagens ficaram em 1,414 bilhão de dólares com queda 42% em relação a maio do ano passado em que as despesas foram de 2,259 bilhões de dólares.

Também houve uma redução dos gastos em viagens neste mês. Os dados preliminares de junho mostram que, até o último dia 18, houve um gasto de cerca 1 bilhão de dólares em viagens ao exterior. O Banco Central projeta queda de 17% nos gastos em junho, em relação ao mesmo mês de 2014.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, a alta do dólar é o principal fator que influencia a redução dos gastos com voos para viagens internacionais. “Viagens internacionais são um item das contas externas muito sensível à taxa de câmbio. Um dos primeiros itens a responder à alta do dólar”, disse. Maciel acredita que outro fator para essa diminuição nos gastos é a queda na atividade econômica.

O Banco Central ainda estima que os estrangeiros irão gastar menos no Brasil este ano. Segundo a entidade, a receita de junho do ano passado tem grandes chances de ser maior do que a de 2015 graças a Copa do Mundo FIFA, que ocorreu entre junho e julho do ano passado.

O Banco Central espera que o déficit na conta de viagens internacionais, formado pelos gastos de brasileiros e receitas de estrangeiros, fique em 14,5 bilhões de dólares este ano. A projeção anterior era de 16 bilhões de dólares.

Banco Central

Tags:

Categories: Informações


Leave a Reply

Spam protection by WP Captcha-Free

X