Sucesso do monitoramento de bagagens nos aeroportos Brasileiros

Posted on October 10, 2012

O processo de restituição de bagagens nas esteiras já pode ser acompanhado, pelos passageiros dos voos, em vários aeroportos brasileiros. O programa “De Olho na Mala”, implantado pela Superintendência de Segurança Aeroportuária (Dosa) da Infraero, já instalou sistemas de monitoramento de bagagens nas áreas de desembarque dos voos de 22 terminais da Rede, cobrindo todas as regiões do Brasil.

A intenção da Infraero é instalar o “De Olho na Mala” ao longo de toda a rede de aeroportos administrados pela empresa. Os sistemas são compostos por câmeras de vigilância instaladas nas áreas em que os funcionários responsáveis pelo manuseio das bagagens as colocam nas esteiras de restituição e monitores, colocados próximos das esteiras na área de desembarque, que exibem as imagens captadas pelas câmeras.

Dessa forma, os passageiros dos voos que aguardam por seus pertences podem observar o fluxo de devolução de volumes e o manuseio dos mesmos pelos responsáveis. Uma vantagem do sistema é a rapidez de montagem. Desde março, além de Brasília e Galeão, os principais aeroportos com maior afluência de voos, já implantaram o monitoramento.

Com o projeto, a Infraero busca contribuir para a transparência e segurança no processo de restituição de bagagens, visando à satisfação do passageiro com os serviços oferecidos em seus aeroportos. Vale destacar também que, após o check-in, as bagagens são de responsabilidade da empresa aérea, permanecendo sob sua custódia até a devolução ao passageiro, conforme a prevê a legislação referente à segurança da aviação civil. A iniciativa tem sido bem recebida pelos passageiros dos voos.

Tags: , , , , , , ,

Categories: Aeroportos


Leave a Reply

Spam protection by WP Captcha-Free

X